O seguimento ginecológico é feito nas diversas fases da vida da mulher. O ginecologista, além de ser responsável pelo seguimento ginecológico específico, tem uma visão geral da saúde feminina, orientando sobre ganho de peso, prática de atividades físicas, hábitos de vida e exames gerais para avaliação da saúde. O ginecologista costuma ser o médico que acompanha a mulher por toda a vida, muitas vezes sendo o médico de referência não só da paciente, mas também de toda a família. Por isso é importante que o médico tenha uma visão ampla e que a paciente se sinta segura e acolhida. Recomendam-se consultas de rotina pelo menos uma vez ao ano.
Nas consultas, o médico vai questionar sobre as queixas, peso, dieta, hábitos de vida, uso de medicações, antecedentes pessoais e familiares, história menstrual e reprodutiva. Os exames serão indicados de acordo com cada paciente e faixa etária, jamais sendo um padrão repetido para todas as mulheres. É importante que a paciente entenda a recomendação e objetivo de cada exame. Além dos exames indicados para o rastreamento dos tumores ginecológicos, o médico orienta a paciente quanto à prevenção de outras doenças, como o tumor colorretal, que pode ser detectado com a colonoscopia, e doenças cardiovasculares, que podem ser prevenidas com atividade física e dieta adequada.
Também fazem parte das orientações informações sobre o funcionamento do sistema reprodutor feminino, sexualidade, concepção e anticoncepção. É importante que a mulher tenha um profissional de confiança, que possa orientá-la de forma precisa, técnica, mas também gentil. E é nas diferentes fases da vida da mulher – puberdade, gestação, amamentação e menopausa – que o ginecologista estará mais presente, a ajudando a passar de forma sublime por cada transição, vivenciado as mudanças da forma mais saudável possível.