A fertilidade é a capacidade de conceber e ter filhos. Nesse sentido, a maioria dos casais (80%) engravidam nos primeiros 6 meses de tentativa e 85% dentro do primeiro ano. O período fértil compreende, de fato, cerca de 6 dias ao mês, sendo 5 dias antes da ovulação mais o dia da ovulação. Dessa forma, a maior probabilidade de ocorrer uma gravidez é 1 a 2 dias antes da ovulação. Casais que mantém relações sexuais 2 a 3 vezes por semana após o final da menstruação certamente vão garantir atividade sexual no período fértil.
Fatores de risco para gravidez
Alguns fatores diminuem a chance de gravidez, sendo o mais importante a idade da mulher. Por isso é importante que as mulheres sejam orientadas quanto a isso. A idade do homem influencia de uma maneira menos importante e é mais significativa quando acima dos 50 anos. Outros fatores que devem ser investigados e corrigidos. Entre eles o tabagismo, a obesidade e o baixo peso, uso de medicamentos e drogas, fatores ambientais (por exemplo, trabalho com solventes, pesticidas, metais pesados) e estresse.
Mulheres em idade fértil devem, primordialmente, passar por uma consulta pré-concepcional. Principalmente se desejarem engravidar dentro do próximo ano. As principais metas da consulta pré-concepcional são identificar riscos potenciais para a mãe, o feto e a gravidez. Além disso, orientar a mulher sobre os riscos e estratégias para otimizar a chance de gravidez saudável, iniciar intervenções que incluem aconselhamento, uso de vitaminas e correção de hábitos de vida.
O médico vai obter a história completa da mulher, incluindo idade, antecedentes obstétricos (se já teve alguma gestação, desfecho, problemas, tipo de parto), se já tentou engravidar e uso de medicamentos, principalmente que possam ter risco para gestação. Assim como hábitos relacionados ao tabagismo, exposição a agentes ambientais perigosos, checar vacinação e imunidade à algumas doenças, peso, atividade física e doenças crônicas.
O médico ginecologista deve orientar as mulheres sobre o planejamento reprodutivo. Especialmente no que se refere a correção de hábitos, uso de vitaminas e idade para engravidar. A orientação sobre o período fértil, probabilidade em se obter gestação espontânea em cada ciclo de tentativa, bem como a correção e otimização de fatores que interferem no curso da gravidez certamente levarão a uma gestação mais saudável e segura.