A gravidez é um fenômeno fisiológico e deve ser vivenciada, sem dúvida, como uma experiência de vida saudável. Ela abrange inúmeras modificações tanto do ponto de vista físico, como, por exemplo, emocional e social. No entanto, determinadas condições aumentam a probabilidade de desfechos adversos, sendo que nessas situações a gestação costuma ser classificada como de “alto risco”. Contudo, essa denominação não tem como objetivo estigmatizar ou assustar a grávida, mas sim chamar a atenção para possíveis complicações. Dessa forma, então, utiliza-se do melhor recurso clínico e tecnológico disponível. Nesses casos, supõe-se um acompanhamento pré-natal com consultas mais frequentes e supervisão subsidiária (realização de exames) mais cuidadosa. Eventualmente é necessário o auxílio de um outro especialista, como um clínico ou um especialista em medicina fetal, por exemplo.
Fatores de risco
Os fatores de risco podem ser identificados já na primeira consulta, através da anamnese cuidadosa. O objetivo é, acima de tudo, identificar doenças crônicas, como problemas de tiroide, diabetes, hipertensão, antecedente de cirurgias de grande porte, uso de mediação, infecções. Além disso, entram os antecedentes obstétricos: se a mulher já teve alguma intercorrência em gestação prévia, cesarianas repetidas, fetos grandes ou pequenos.
Se esses fatores forem identificados logo no início, o acompanhamento pré-natal vai ter como um dos objetivos minimizar o risco de recorrência. E, enfim, prover à mulher a tranquilidade necessária para que ela vivencie e experiência da gestação da melhor forma possível. Sem dúvida, no acompanhamento de uma gestação classificada inicialmente como de baixo risco, algo pode acontecer no caminho. O intuito do pré-natal cuidadoso é exatamente esse: garantir a melhor assistência para um parto seguro.
A gestação chamada de alto risco também não é sinônimo de cesariana. Então, se tiver acompanhamento pré-natal adequado, a gestante pode evoluir para o parto normal, desde que as condições assim permitam.
Acompanhamento pré-natal na Vital
A equipe da Vital Medicina está apta a acompanhar os mais variados cenários. Com mais de 20 anos de obstetrícia e sempre alinhada às mais importantes instituições e serviços de assistência à saúde, a equipe conta com profissionais familiarizados ao pré-natal de alto risco, sempre buscando o atendimento técnico e ao mesmo tempo acolhedor.
Abaixo estão detalhadas algumas situações frequentes de gestação de alto risco: