obesidade

Obesidade

A obesidade é definida, de fato, quando o peso está acima de uma faixa considerada normal. Nesse sentido, é determinada pelo índice de massa corpórea (IMC), calculado pelo peso dividido pela altura ao quadrado.

Assim, quando o IMC está entre 25 e 29.9kg/m², definimos o sobrepeso. Contudo, se estiver em 30kg/m², trata-se de obesidade. O tecido adiposo é um órgão endócrino. Por isso, quando presente em excesso, ele produz substâncias que influenciam o metabolismo, o sistema e vascular. Por consequência, produz uma série de substâncias inflamatórias com efeito em diversos órgãos e sistemas. Desse modo, pode ter impacto na gestação.

 

Veja também:

 

O ideal é que a perda de peso ocorra previamente, quando a mulher está planejando a gravidez. No entanto, quando isso não é possível, o pré-natal tem por objetivo minimizar os riscos associados ao excesso de peso. Em princípio, a mulher deve ser informada sobre quanto peso deve ganhar.

Ainda que esteja com IMC acima de 25, não se recomenda a perda de peso na gestação. Dessa maneira, a gestante é encorajada a fazer uma dieta adequada, com a quantidade de calorias e nutrientes necessária ao seu metabolismo e ao crescimento fetal. Além disso, a prática de exercícios físicos pode trazer inúmeros benefícios.

Algumas particularidades como, por exemplo, o maior risco de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, serão tratadas e prevenidas no pré-natal. Sobretudo, o objetivo da assistência é uma gravidez tranquila, tanto do ponto de vista físico como emocional, com feto e mãe em boas condições de saúde que permitam um parto seguro e adequado.

Sobre

Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Post Recentes

WhatsApp chat